05 fevereiro 2007

Bem Vindos ao século XXI

Depois da original reportagem "Ainda há pastores" que exemplificava da melhor maneira o ingenuidade do famoso pastor Hermínio que passava os dias a ouvir Quim Barreiros enquanto guardava o seu rebanho, ontem foi a vez de darem eco à história de Rosa.
Foi em "Rosa Brava" que me deparei que nesta azáfama citadina nem sequer temos tempo para pensar nas pessoas que têm uma vida bem diferente da nossa(também não me passaria tal história pela minha imaginação).
Rosa é uma menina-mulher de 16 anos que o que conhece do "nosso mundo" é só através da televisão, que só de vez enquando funciona naqueles montes perdidos. É num monte chamado Casais a uma hora de caminho de Gouveia que vive esta menina que só dali sai quando sonha acoradada e quando a necessidade e curiosidade a leva a fugir para conhecer mais além.
Eu que há bem pouco tempo passei pela idade dela, fiquei revoltada e encantada com a história daquela menina que repete vezes sem conta que só sonha com o dia em que entre um rapaz pela janela do quarto e a leve dali para fora para casar.
Fiquei revoltada por ser proibida de socializar, de frequentar a escola mas permitida a trabalhar no campo e encantada quando sem que ninguém saiba sonha com tudo o que esta idade traz. Todas as curiosiadades, todas as experiências que prevejo não vá experimentar da melhor forma.
É com ingenuidade de quem não conhece a parte mais permiscua e preversa da vida e com um sorriso maroto próprio da idade e do sistema hormonal, que não dá tréguas mesmo a quem não está sob as tentações da vida, que fala de rapazes e da ciadade.
Não compreendo como num país que se diz desenvolvido ainda permitam que haja adolescentes que sonham com um direito que se tem, uma escolaridade, e se assista quase de braços cruzados á atitude de uns pais que não dão uma oportunidade de uma filha voar mais alto.
Será preciso um dia aqueles pais acordadrem e verem que a filha em vez de não estar porque foi para a escola, não está porque pura e simplesmete fugiu, quem sabe para sempre?! Talvez se compreenda porque ela "ou se porta com juizo ou então o problema é dela " (palavras da mãe).

Ajudem esta menina a concretizar um sonho. Mas com cuidado e com muita atenção pois aquele passarinho apresionado, quando aprender a voar corre o risco de cair e se magoar muito com este mundo que existe para além dos montes com pastagens verdejantes que lhe servem muitas vezes para se deitar para sonhar com tudo o que está a ser privada!

http://sic.sapo.pt/online/noticias/sic+tv/reportagem+sicvisao/20070130+-+Rosa+Brava.htm

Sem comentários: