19 julho 2007

Descubra as diferenças

Toda a gente sabe que Portugal será dos melhores países a nível turístico-hoteleiro, mas também não é preciso exagerar.
Mais uma grande noticia...

« Os serviços de saúde poderão vir a ser avaliados e classificados através de um sistema de estrelas semelhante ao que se usa para os hotéis, uma medida que a Entidade Reguladora de Saúde (ERS) quer aplicar já em 2008. »

Apesar de caricata, se calhar esta é a única forma para que os nossos governantes se apercebam do "buraco" onde está metido o nosso sistema de saúde.
Se os serviços públicos , privados e sociais forem avaliados segundo os mesmos itens aí será bem visível as diferenças.
É claro que toda a gente queria ser atendida num hospital de cinco estrelas, até porque é chique, mas infelizmente nem toda a gente se pode dar ao "luxo" de pagar dezenas de euros por uma consulta. Não pode ou não quer, isto porque acredito que muita gente prefira recorrer a um crédito rápido para uma boa noite num hotel de cinco estrelas do que recorrer ao mesmo método para tratar da sua saúde. Mas isto são os portugueses e mentalidades que temos...

O presidente da Associação de Administradores Hospitalares considera que a «classificação permite maior transparência ao nível da qualidade"» ... sim, mas quem é que já não se apercebeu das diferenças existentes entre os diferentes hospitais/serviços de saúde?! Acho que as diferenças são bem transparentes.
Quero deixar claro, que no meu caso especifico, acredito que a maior desconfiança não recaia sobre os profissionais de saúde, porque esses tanto podem ser bons ou maus no serviço público como no privado. A grande diferença está sim nas condições físicas e estruturais dos nossos hospitais.

Vamos esperar por mais desenvolvimentos !

Sem comentários: