30 julho 2011

Os 13 anos de hoje já não são os mesmos

Podem chamar-me insensível, mas a verdade é que quando me vejo confrontada com noticias como esta não parto logo para a condenação do suposto agressor.
É certo que, neste caso, se trata de uma pessoa com o triplo da idade e que tem noção do que está a fazer. Segundo as notícias, fez-se passar por alguém mais novo, para conseguir abusar de meninas indefesas. Não, não concordo e condeno por completo esta atitude. Mas agora passemos a pensar no que normalmente as pessoas se esquecem.
Uma menina de 13 anos no meio de alguma, e alguns casos muito pouca, ingenuidade e inocência, já tem noção das coisas. Não me venham dizer que é normal uma menina, mesmo que seja para alguém com idade próxima da sua, se dispa sem pudores à frente de uma câmara de um computador.
Chamar violação ao que, alegadamente, se passou neste caso, parece-me exagero quando comparado com noticias, essas sim que me revoltam, de familiares que abusam dentro da sua própria casa de filhas, sobrinhas , em alguns casos com menos de meia dúzia de anos de idade.
Aqui, a menina que se deixou iludir a pontos de se despir para um conhecido, abriu a porta da sua casa e deixou entrar um desconhecidos várias vezes para se deixar violar. Sim. Disse deixar violar. Porque foi ela que abriu a porta.
Não foi assim há tanto tempo que passei pelos meus 13 anos. Já não me considerava ingénua. Já tinha namoricos. Já sabia bem o que era o bem e o mal, mas quando me comparo com as miúdas de agora reparo que era um anjinho.
As meninas que passam dias inteiros na Internet têm toda a informação. Sabem os perigos. Sabem o que devem ou não fazer. Mas preferem correr riscos. Estão na idade. Faz parte do processo, mas depois não se queixem.
Esta menina abriu a porta a um desconhecido. Várias vezes. Ficava sozinha em casa. Tem 13 anos. O agressor tem 42. Parece que há indícios de abusos com outras meninas. Deverá ser condenado. Então mas e estes pais? Que parece que se demitem do papel de pais e deixam uma criança com acesso total ao perigo e ainda devem achar graça às poses ousadas das fotos que publicam nas redes sociais. E esta criança que, abusou da confiança dos pais, e deixou um desconhecido entrar várias vezes na sua casa? Um castigo? Não!??
Vai continuar a haver violadores. Vai continuar a haver monstros que se apoderam de crianças indefesas. Mas também vai continuar a existir pré adolescentes curiosas, com sede de crescer, de desafiar os perigos e os limites e de experimentar tudo o que a vida tem para oferecer...

Sem comentários: